10 Motivos para você experimentar o Blogo

Sei que é totalmente suspeito (pra não dizer tendencioso) da minha parte fazer essa lista. Mas por ser um dos "pais da criança" e, conseqüentemente, a pessoa que testa o aplicativo há mais tempo, resolvi fazer um apanhado de motivos que tornaram esse aplicativo indispensável no meu dock.

• INTERFACE
Nesse tópico mesmo que eu sou suspeito. Mas posso dizer o que me levou a desenhar a interface como ela é hoje. Quando testei outros editores de weblog o que mais me irritou foi a falta de uma interface mais intuitiva, associada de alguma forma a arquitetura de informação que vemos nos blogs. Não fez o menor sentido (pra mim) abrir aqueles programas com cara de Mail.app, (onde a navegação por sinal é baseada em outra metáfora), com múltiplas janelas para acessar cada função, deixando meu desktop mais poluído que o centro de São Paulo. Quando projetei a composição da interface busquei assemelhar ao máximo do layout standart dos blogs: uma coluna mais larga (onde vão texto e anexos) e outra mais estreita de função auxiliar (onde vão os widgets e afins; no Blogo a barra de ferramentas). Assemelhar os dois visualmente ajuda na associação, e isso gera um conforto maior na usabilidade, além de dar uma idéia melhor do resultado final enquanto se escreve. Quanto ao design, optamos por uma direção que fosse a mais simples e objetiva, aliada a uma interface líquida que permitisse a configuração mais conveniente, pra tornar o ato de postar o mais no-brainer possivel. Já basta ter que pensar no que escrever, publicar tem que ser intuitivo. A experiência como um todo tem que ser a mais fluida possível, independente da intimidade do usuário com a tecnologia.

• DRAG & DROP
Essa função muito comum aos usuários Mac foi levada a sério na construção do programa. Qualquer coisa que possa ser publicada em um blog pode ser arrastada e facilmente composta/editada. Isso inclui imagens, links (inclusive embed), textos e afins. Se eu quero linkar uma palavra eu posso arrastar um link direto do navegador até a palavra desejada no editor. Se eu desejo inserir uma foto basta arrastá-la para o parágrafo desejado, arrastando também para posicioná-la onde me for conveniente. Adianta a vida da pessoa.

• FULL SCREEN
Semelhante ao funcionamento do WriteRoom, implementamos essa função pensando no quanto de distrações estamos sujeitos olhando o desktop com suas pastas, ícones quicando, Adium piscando, o contador de emails te acusando de relapso... aperte a tecla ESC e voilà: isolamos tudo em segundo plano pra você poder escrever sem nada pentelhando incomodando. E posso atestar: depois que eu comecei a usá-lo freqüentemente, escrever deixou de ser uma briga.

• PRÉ-VISUALIZAÇÃO
Ver um preview 100% fiel do que você vai postar e não ter surpresas desagradáveis no seu blog é fundamental. O Blogo usa um navegador webkit embutido só com essa função, usando inclusive o tema e a tipografia atuais do seu blog. Isso salva a vida de requenguelos como eu, que têm uma propensão enorme a deslizes de digitação (sou adepto do "cata milho"), bem como pra ver se aquela imagem vai mesmo ficar legal no seu layout.

• PING AUTOMÁTICO
Uma função que fez muita falta para os adeptos de indexadores na versão beta do aplicativo (eu por exemplo uso o FeedBurner, Technorati e BlogBlogs). Agora tudo ficou muito mais prático, sem ter que fazer aqueles malditos inconvenientes pings manuais a cada post. Basta "cadastrar" e ativar seu link de ping na respectiva aba nas preferências e pronto. Postou, pingou!

• EDITAR IMAGENS
Sem a menor pretensão de ser um Photoshop ou semelhante, tem apenas a intenção de tornar mais simples as funções básicas mais requisitadas: corte, tamanho e posicionamento. Basta arrastar sua imagem para o Blogo, que por default, (pode ser desabilitado nas preferências) ele vai abrir um sheet, onde você pode ajustar o corte e escolher o tamanho apropriado da imagem. Se não gostar do resultado, basta dar dois cliques no placeholder (marcador com ícone da câmera) que ele reabre o sheet com a imagem original. Quanto ao o alinhamento, é ainda mais simples: basta arrastar para a posição desejada :D

• MÚLTIPLAS CONTAS
Para pessoas que possuem mais de um blog é uma mão na roda. Independente da plataforma (damos suporte a TypePad, Blogger, WordPress, MoveableType e Typo) basta cadastrar seus blogs (na aba contas) no painel de preferências. Isso torna disponivel um menu dropdown logo acima do título, tornando simples e intuitivo alternar de um blog para outro a qualquer momento.

• AGILIDADE
De acordo com os testes executados aqui na Brainjuice (usando obviamente o mesmo conteúdo) postar usando o Blogo é na média 50% mais rápido do que postar pelas ferramentas web, isso para usuários considerados comuns. E essa média quase que dobra com usuários considerados avançados. No meu caso, isso me levou a postar no mínimo 4x mais, levando em consideração o meu cotidiano corrido/caótico. O Blogo realmente torna o processo de postar muito mais rápido e fácil, além de permitir manter o foco no que interessa: o texto.

• SUPORTE "NINJA"
Optamos por fazer o nosso suporte técnico in house para um atendimento mais personalizado, já que esse projeto agrega várias API, além de cases de uso dos mais variados. Com um eficiente sistema de bug report, nós acompanhamos caso a caso cada bug, e imediatamente corremos para resolver o entrave. Temos muito orgulho de dizer que todos e-mails até hoje foram respondidos no mesmo dia, e os problemas sanados logo em seguida. Na Brainjuice você fala diretamente com quem produziu o software, o que agiliza muito no desenvolvimento (pelo feedback mais responsivo) e também solidifica a relação com os usuários.

• POLÍTICA DE PREÇO
Não acreditamos que, se viermos a ficar ricos algum dia, será por causa do Blogo. Não foi essa a intenção quando projetamos o software, que por sinal foi uma iniciativa minha assumidamente egoísta para conseguir postar de forma mas efetiva no meu blog (inclusive a idéia original era baseada em Flash). Quando percebemos o potencial do produto, e a carência de bons editores weblog para Macusers, ficou claro pra gente que deveríamos dividir com a blogosfera essa solução. E trazê-la para o desktop. Se você me perguntar, então, por que cobramos pela licença, vou te responder na ponta da lingua: porque quem vive de amor é hippie. Para podermos dar a prioridade que esse projeto demanda, tivemos que direcionar muito do nosso tempo para a Brainjuice. Por isso fazemos questão de cobrar um preço nada mais que justo (US$25, menos que R$50), e ainda por cima ter uma postura progressiva com relação às licenças: na compra de duas (cada licença habilita o Blogo para uma máquina), você ganha a terceira de presente. Que, aliás, pode ser até um presente bacana de Natal para aquele seu amigo blogueiro que você não sabia como agradar :P

Para experimentar o Blogo (e nos ajudar a torná-lo cada vez melhor) faça o download aqui. Você vai poder testar a versão completa por 15 dias.



0 de troco: